ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS

Rio de Janeiro, Brasil

4 notes

A Negra, Tarsila do Amaral, Capivari São Paulo, 1886; óleo sobre tela, 100 x 81,3.

O Torso Ritmo, Anita Catarina Malfatti, São Paulo, 1889, 1915, pastel e carvão, 61 x 46,6.

Leitura da Obra de Arte.

Que o leitor… deixe sua imaginação visual explorar as imagens guiada pela estética empírica.

Enquanto Tarsila usa a mancha com limites bem delineados, Anita explora o traço descontínuo e grosso. Tarsila explora o contraste de cores chapadas e Anita a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor.

São dois nus, um feminino e outro masculino, ambos alegorizados, representados um de frente e outro de costas.

Provavelmente segundo Marta Rosseti, O Torso, de Anita Malfatti, fez parte, com outro título, da exposição da artista em1917 aqual Monteiro Lobato criticou tão acerbamente, a ponto de alguns críticos afirmarem que esta crítica afetou a capacidade de ousadia formal da artista que a partir daí veio a reprimir sua expressão.

Embora a crítica de Lobato tenha sido exclusivamente estética, acredito que a indignação pela transgressão social da artista expor uma pintura de um homem nu explorando a ambigüidade da eroticidade masculino feminina tenha sido o fermento da raivosidade do crítico.

O traço solto, fluido e expressionista de Anita nesta pintura, tem grande influencia do seu mestre Homer Boss, um pintor americano que foi seu professor na Art Students Leagueem Nova York.Aconstrução de Tarsila de definições formais precisasem A Negraprenuncia a antropofagia decretada somente cinco anos depois por Oswald de Andrade.

Sua sensualidade explícita tem referencias nas raízes de nossa cultura e em raízes se transformam os pés da imagem que representa a fertilidade da negritude brasileira. Diria que a sensualidade de A Negra de Tarsila se reporta à sensualidade das deusas pré históricas da fertilidade. Já a sensualidade de Anita, que explora a masculinidade física do homem numa gestualidade feminina, prenuncia uma concepção mais flexível das diferenças da sexualidade que viria a dominar nos anos sessenta.

                                                                                                 Ana Mae Barbosa 

Filed under Anita Catarina Malfatti arte brasileira historia da arte tarsila do amaral modelo vivo atividades diversas

  1. my-tainara-souza reblogged this from poeticasvisuais
  2. poeticasvisuais reblogged this from artepolitecnica and added:
    A Negra, Tarsila do Amaral, Capivari São Paulo, 1886; óleo sobre tela, 100 x 81,3. O Torso Ritmo, Anita Catarina...
  3. poeticasvisuais said: Que ótimo ver textos da Ana Mae Barbosa aqui no Tumbrl!
  4. artepolitecnica posted this